quarta-feira, 20 de abril de 2011

O DIABO AINDA VESTIRÁ PRADA?

       Dizem que por baixo do inoxidável chanel loiro, atrás dos óculos irremediavelmente escuros, há uma pessoa. É assim que a revista italiana Tu Styte inicia sua reportagem “desabafo” sobre Anna Wintour editora-chefe da revista Vogue Americana desde 1988. A revista menciona ainda, que quem não a conhecia, acabou a conhecendo no filme “O Diabo veste Prada”, baseado no best seller escrito por Lauren Weisberger, ex-assistente pessoal de Wintour, que conta a história de uma autoritária, rude e temida editora de moda de uma revista influente e seu relacionamento com suas secretárias, produtoras, assistentes e demais personagens do mundo da moda. Todavia, a relação entre a personagem e Anna Wintour é negada pela autora, a qual menciona que o livro é fruto de mera ficção.

      Porém, o problema suscitado pela reportagem, diz respeito as seguintes situações. Inicialmente, o fato de Mrs. Wintour “abraçar” e proteger os estilistas “made in USA”, a começar por Marc Jacobs e dedicar sempre menos atenção a Europa. Pouco importa a Senhora Wintour, se as páginas de sua revista estão repletas de publicidade italiana. A cada ano, ela reduz os dias dedicados aos desfiles de moda de Milão. Além disso, pediu para que os franceses apertassem seu calendário da semana de moda, pois, ela tinha muito o que fazer (como ir a noite do Oscar por exemplo). Os franceses sequer a responderam. Porém, a tabela de desfiles da semana de moda de Milão foi modificada sob protestos da Armani. Fendi e Prada não quiseram sua presença na primeira fila de seus desfiles. Por tudo isso, a camara da moda se perguntou: Quem pensa ser essa tal Anna Wintour? Pensa ser quem dita as regras? Aquela que lança casacos de pele quando os outros se rendem a apelos ambientalistas? Aquela que, se não chega, o desfile não começa?

      Pelo jeito é. Uma vez, Mrs. Wintour atrasou uma hora por problemas no cabeleireiro. Uma outra, tiveram que esperar que chegassem de Nova York seus sapatos Prada, mesmo podendo comprar um par idêntico em uma loja. Anna Wintour, é o tipo de mulher que pode considerar gorda uma modelo como Caroline Trentini e mandá-la ir a academia e pedir à legendária Oprah Winfrey perder 20kg para ser capa.

      Por tudo isso, ao final a reportagem questiona: O Diabo continuará a vestir Prada? E eu questiono: Será mesmo pura ficção o best seller de Lauren Weisberger?

Susan.










Nenhum comentário:

Postar um comentário