quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vinhos: o par perfeito!!!


Combinar pratos e vinhos é de extrema importância para um jantar bem sucedido e garantir sua credibilidade de anfitriã da noite;  a regra básica consiste em servir  vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com carne branca; agora as peculiaridades são muitas se você quiser aprofundar-se no assunto e são absolutamente bem vindas nas recepções de enófilos mais cuidadosos; assim como os ingleses ofereça após as  suas refeições  um vinho do porto consoante o café para denotar conhecimento, classe, elegância  e respeito com o seu convidado.
Neste sentido o vinho é um acompanhante que não pode fazer sombra ao prato da noite, assim como este não deve ignorar a presença ilustre do mesmo, ou seja, vinhos encorpados definitivamente não acompanham pratos leves; vinhos brancos e suaves devem ser servidos com mais leveza em momentos fora de refeição como, por exemplo, um relax a beira da piscina e  final de tarde priorize vinhos brancos, meio secos e vinhos espumantes, ou  até mesmo vinhos frisantes serão bem vindos nestas ocasiões.
Anote as dicas a seguir e faça bonito em qualquer ocasião:
Vinhos brancos – peixes, frutos do mar, risotos leves e carnes brancas
Vinhos tintos – massas, caça, carnes de porco e boi;
Vinhos espumantes e champagne – como aperitivos ou como prato de entrada quando este for leve; o champagne faz um casamento perfeito com o caviar.
Vinhos suaves – geralmente sobremesas; os vinhos do porto vão muito bem com sobremesas a base de chocolate.
O vinho é, sem dúvida, a melhor de todas as bebidas para acompanhar os mais variados pratos. Graças à sua grande diversidade e riqueza de aromas e sabores, o prato sempre ganha alguma coisa quando se faz a escolha acertada do vinho para acompanhá-lo. Na verdade há uma sinergia entre ambos, vinho e comida, quando bem casados, propiciando um prazer muito maior do que quando ambos são degustados separadamente.

EDY.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário