quinta-feira, 26 de maio de 2011

Amantes dos vinhos!!!

Os amantes dos vinhos são inominados e infindáveis, quer por puro prazer de degustar uma taça do mesmo, ou por habilidades técnicas e profissionais que os conduzem a busca constante de conhecimento.
Neste ínterim, as designações para os diversos apreciadores, estudiosos e elaboradores da bebida confundem-se muitas vezes e passam despercebidos para os leigos a sua real significação.
O enófilo é apenas um apreciador ou amante do mundo dos vinhos, aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar a arte da bebida; enófilo tem um sentido mais amplo e significa “pessoa que gosta do vinho”, mas que não tem responsabilidade sobre sua elaboração.
O enólogo, por sua vez, é o profissional responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final como vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos e conhecimentos sobre viticultura; cuidam especificamente da elaboração dos vinhos.
No Brasil, existe em Bento Gonçalves a Escola de Enologia, de nível médio e a Faculdade onde se formam os Tecnólogos de nível superior.
O sommelier será o responsável por apresentar aos enófilos o trabalho feito pelos enólogos, ou seja, sommelier é um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos e todos os assuntos relacionados a ele; cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas, além de elaborar cartas de vinho em restaurantes.
O sommelier também deve aconselhar os clientes na hora da escolha da bebida; enfim todos os atores deste processo têm em comum a paixão pela arte da bebida.
EDY.





Nenhum comentário:

Postar um comentário